Pular para o conteúdo

Localização Brasil - Funções de Negócio

24 de junho de 2025 por
Localização Brasil - Funções de Negócio
eduardo@seinspire.com.br
| Nenhum comentário ainda

Pergunta comum de quem está implementando o TM..


Quais business functions (funções de negócio) eu preciso ativar? 


Bom... no S/4HANA varias funções de negócio já vem ativadas por padrão e isso inclui as seguintes funções de negócio relevantes para o TM:

  • LOG_TM_IV_INT - TMS-ERP: integração de faturas
  • LOG_TM_ORD_INT - ERP-TMS: integração de ordens
  • LOG_TM_ORD_INT_II - ERP-TMS: integração de ordens 2
  • LOG_TM_ORD_INT_III - ERP-TMS: integração de ordens 3
  • LOG_TM_ORD_INT_IV - ERP-TMS: integração de ordens 4



Porém, existem duas funções de negócio que se referem a localização Brasil e que não vem ativadas por padrão e você precisa ativar! São elas:

  • BF_TM_LOCL_BR01
  • LOG_TM_ERP_LOCL_BR01


Mas atenção.. geralmente quem ativa uma business function é o profissional de Basis. Então.. antes de sair procurando no google como fazer.. converse com o responsável pelo projeto a respeito dessas ativações.


Sobre as funções, a primeira é responsável por ativar a localização. Ao fazer o lançamento do documento de faturamento o sistema chama a classe abaixo que verifica se está ativa e processa a overwrite-exit do método chamado, retornado que a localização está ativada.


Classe: /SCMTMS/CL_SCMTMS_SWITCH_CHECK


A segunda irá disponibilizar a seguinte estrutura no customizing:


  • Atribuir unidade organizacional de vendas TM e centro no Brasil


Essa configuração é necessária no cenário do agente de frete/transportador na venda de serviço de frete. Onde, com base na estrutura organizacional de vendas no TM você define o centro na criação do documento de faturamento que irá por fim gerar o CT-e de saída.


  • Atribuir expedidor TM a fornecedor ERP



Em um cenário de entrada em que o expedidor da mercadoria for um local de expedição é necessário fazer o mapeamento para um fornecedor de mercadoria. O sistema irá ler o expedidor da mercadoria na sua ordem de frete (aba parceiros). Para determinar automaticamente, você pode utilizar o valor L na configuração Determ.expedidor/destinatário do tipo da sua ordem de frete. 


Observe que para determinar os impostos na escrituração do CT-e, o sistema utiliza o domicílio fiscal do remetente da mercadoria, do destino da mercadoria e do contratado (transportador)


O domicilio fiscal do contratado é identificado pelo emissor da fatura (EF) na aba Parceiros no pedido de compra. O do remetente é também identificado na mesma aba como fornecedor da mercadoria (FM).


O domicílio fiscal do destino da mercadoria é definido na aba fatura do item do pedido.


  • Atribuir tps.condição imposto MM a tps. condição em documentos de agenciamento


Nessa configuração você irá fazer o mapeamento das condições de impostos em que você não toma crédito para uma condição para distribuição de custos.


Mas não basta somente ativar as funções de negócio e configurar as atividades acima... você precisa de pelo menos duas notas no seu ambiente:

3001362 - Improvements of BAdI LOCL_TM_MM_INT for Brazil Localization after S4HANA simplification

3014717 - Improvements of BAdI LOCL_TM_MM_INT for Brazil Localization after S4HANA simplification (Part 2)


Essa notas modificam a classe /SCMTMS/CL_POST_SFIR_FOR_ACCRU, métodos PO_PREPARE, PO_PREPARE e SES_PREPARE.


Espero que esse artigo tenha sido útil! Se gostou, compartilhe e marque a seinspire na sua rede social, isso nos motiva a produzir mais conteúdo para vocês.


Abraço

Eduardo Chagas

Faça login para deixar um comentário